Foto por Luis Melendez em Unsplash

Curso de Liderança em Enfermagem

9 meses atrás - Notícias, Treinamentos e capacitações, Relacionamento Institucional

Os enfermeiros Camila da Costa Parentoni , Monise Chiari Kachiba Muroni, Natália Maria de Oliveira, Renato Ap. Adão Júnior e Tânia Oliveia Correa Diniz participaram em 12 de novembro do treinamento externo “Liderança em Enfermagem”, promovido em Campinas (SP) pela instituição ISI Educação e Cultura. As atividades compreenderam duas palestras, uma no período da manhã e outra no período da tarde.

A primeira abordou o tema “Gestão de melhoria por meio de etapas”, compreendendo os seguintes aspectos: perfil analítico, flexibilidade, proatividade, liderança, empatia, organização, inovação e inteligência emocional, além de estratégias de liderança como CHA (conhecimento, habilidades e atitude); VICA (volatividade, incerteza, complexidade e ambiguidade); Lean Health como exemplo de produtividade “enxuta”, focando otimização do tempo e recursos com eficácia e eficiência, primeiramente modificando a filosofia, processos e pessoas e, por último, a solução de problemas; ciclo PDCA (planejamento, fazer, checar e agir); ferramenta SIPOC (suprimentos, entradas, processos, saídas e receptores ou clientes); objetivo de meta SMART (específico, mensurável, atingível, relevante e tempo previsto) e estratégia 5W2H.

No período da tarde a enfermeira Giovana Pimentel discorreu sobre a diferença entre liderança e chefia, analisando a definição de líder e seus tipos (autocrático, liberal e democrático); gerenciamento de conflitos, comunicação, relacionamento e negociação; e estratégia SWOT. Promoveu também dinâmicas de grupo e incentivou a reflexão sobre qual tipo de líder tem predominado na personalidade de cada um dos participantes.

Enfermeiros Camila, Monise, Natália, Renato e Tânia durante o treinamento externo “Liderança em Enfermagem”.

Enfermeiros Camila, Monise, Natália, Renato e Tânia durante o treinamento externo “Liderança em Enfermagem”.

Enfermeiros do Bairral durante o treinamento de “Liderança em Enfermagem”.

Enfermeiros do Bairral durante o treinamento de “Liderança em Enfermagem”.