Curso “Aperfeiçoamento em Cuidador de Idoso”

9 anos atrás - Treinamentos e capacitações

O Instituto Bairral de Psiquiatria, em parceria com o Senac, realizou nos meses de outubro e novembro o curso “Aperfeiçoamento em Cuidador de Idoso”.

Foram cinco encontros com a gerontóloga Rafaela Simões de Oliveira, que ressaltou a importância do cuidado físico e emocional do idoso, do suporte individual e da manutenção do desempenho das suas atividades diárias.

Destacou também que cuidar é muito mais que um ato, cuidar é atitude. Requer conhecimento, responsabilidade e também afetividade para com o ser humano. E que o cuidador de idosos deve estar capacitado para substituir o conceito de doença pelo de incapacidade funcional, reforçando os cuidados preventivos.

Rafaela enfatizou os dois processos de envelhecimento:

  • Senescência, que é o envelhecimento natural.
  • Senilidade, que é o envelhecimento patológico ou com doença, no qual o idoso perde a sua autonomia e deixa de realizar suas atividades de vida diária (AVD).

No último dos cinco encontros a enfermeira Roberta Inácio do Couto, da equipe técnica do Instituto Bairral, demonstrou a importância da comunicação com pacientes idosos portadores de distúrbios mentais, suas alterações comportamentais e o melhor manejo no cuidado desses pacientes.

Outras questões destacadas foram os dilemas éticos e qual a melhor conduta que o cuidador deve ter perante a família do paciente e a equipe multiprofissional.

Este curso foi de grande relevância para a vida do profissional cuidador, trazendo novos conhecimentos e oferecendo novas guias de conduta no cuidado com os idosos.

Funcionários do Instituto Bairral que participaram do curso

Funcionários do Instituto Bairral que participaram do curso

Rafaela Simões de Oliveira (ao centro) palestrante do curso

Rafaela Simões de Oliveira (ao centro) palestrante do curso