Comunidade terapêutica Santa Carlota participará de pesquisa nacional

7 anos atrás - Notícias

A Comunidade Terapêutica Santa Carlota, um dos departamentos do Instituto Bairral, participará, a convite do INPAD – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas, de uma pesquisa com familiares de dependentes químicos coordenada pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira. Tal pesquisa terá âmbito nacional e envolverá entrevistas com familiares de dependentes químicos em clínicas, comunidades terapêuticas, Grupos de Apoio Amor-Exigente, NarAnon, Al Anon, Pastoral da Sobriedade, etc, nas maiores cidades brasileiras, e tem como meta atingir 3.000 famílias.

O objetivo principal do projeto é traçar o perfil sociodemográfico das famílias que recebem apoio e orientação no tratamento do seu parente dependente químico, bem como avaliar o impacto da dependência e como lidam com os desafios da adicção do familiar. O instrumento básico de pesquisa será um questionário estruturado com 115 perguntas, aplicado por pesquisadores treinados, estimando-se em 20 minutos o tempo médio necessário para responder todas elas.

Os procedimentos são simplificados, sem necessidade de um comunicado prévio às famílias, e terão caráter espontâneo. Em dia de visita, o responsável pelo acolhimento aos familiares convidará as famílias a participar desta pesquisa.  Serão explicados os detalhes da mesma e como responder ao questionário. A família estará livre para aceitar ou rejeitar a participação, sem nenhum prejuízo ao familiar ou ao parente em tratamento.

O objetivo da pesquisa é conhecer as famílias dos dependentes químicos em tratamento e suas dificuldades, com a finalidade de mobilizar medidas de saúde pública e assistência por parte dos órgãos oficiais.

Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e Maurício Landre (coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Carlota)

Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira e Maurício Landre (coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Carlota)

Vista parcial da Comunidade Terapêutica Santa Carlota

Vista parcial da Comunidade Terapêutica Santa Carlota