Comemorações de fim de ano com pacientes

9 anos atrás - Bastidores, Notícias, Eventos internos

Prédio Central

As comemorações foram realizadas pelos técnicos, enfermagem e monitores de atividades e destinadas aos pacientes do 1.º, 3.º e 4.º andares e Praxiterapias II e III, envolvendo show de talentos, bailes dançantes e gincana no campo, com o intuito de promover uma maior integração entre pacientes e equipes em ambiente de descontração, valorizando seus aspectos saudáveis e resgatando valores e sentimentos que esta época do ano desperta. Além disso, as equipes de cada setor também desenvolveram atividades específicas, como festas comemorativas, visita do Papai Noel e dinâmicas de grupo.

Diversas alas do hospital puderam apreciar a tradicional apresentação do coral dos pacientes da Praxi III, que cantou músicas natalinas e foi muito elogiado, emocionando as pessoas que o assistiram. Esse setor, inclusive, proporcionou uma festa de confraternização entre pacientes, familiares e equipe, além de um almoço especial, com cardápio elaborado pelo setor de Nutrição e Dietética da instituição.

Na Praxiterapia DQ, setor que atende dependentes químicos, foi concretizado o projeto de confecção de brinquedos pelos pacientes, que foram entregues à Casa Transitória de Itapira, entidade que acolhe menores de idade em situação de vulnerabilidade social. Os pacientes interagiram e brincaram com as crianças, trabalhando desse modo a empatia e o resgate de valores e de sentimentos, e mostraram-se sensibilizados com tal atividade, pois muitas delas encontram-se nessa situação por negligência de pais usuários de drogas. Entenderam que a destruição provocada pelas drogas não atinge apenas o dependente químico, mas todos à sua volta.

Alas Externas

As atividades em comemoração ao final de ano tiveram plena participação das equipes e compreenderam festa de confraternização com familiares, amigo secreto (os próprios pacientes confeccionaram seus presentes na Terapia Ocupacional), coral com músicas natalinas, show de talentos, bingo e gincana na quadra da unidade Mirante.

Em outras unidades, como na Estância, os pacientes receberam a visita do Papai Noel (caracterizado por um paciente do próprio setor), ganharam presentes e puderam reviver a emoção desta época festiva, resgatando lembranças e trazendo para o hospital o verdadeiro espírito do Natal.

Na unidade Esplanada os pacientes se mobilizaram para a apresentação de uma peça teatral e montaram uma exposição de trabalhos realizados na Terapia Ocupacional ao longo do ano. Eles também foram os responsáveis pela preparação dos alimentos servidos na ocasião.

Paralelamente a essas atividades, cada setor teve sua própria programação. As dinâmicas de grupo realizadas pelas psicólogas enfatizaram os aspectos emocionais envolvidos nas comemorações de final de ano e as expectativas para o próximo ano.

***_

À medida em que tais atividades iam sendo realizadas foi possível constatar, mais uma vez, como a integração entre todos (pacientes, equipes e familiares) é fundamental para o tratamento e desperta a motivação para que mais iniciativas nesse sentido tenham sempre lugar. É necessário também destacar a importância de cada profissional envolvido na realização das mesmas, pois ele constitui um diferencial para que tudo tenha transcorrido de forma terapêutica, atingindo assim nosso maior objetivo, que é o bem-estar e a qualidade de vida para os nossos pacientes. Além disso, é uma oportunidade de estimular a troca de experiências entre os profissionais, o companheirismo, o planejamento e as ações terapêuticas em cada setor.

 

Comemorações de fim de ano Bairral

Comemorações de fim de ano no Instituto Bairral – Setor Estancia

 

Entrega de presentes na Casa Transitória de Itapira - Equipe da Praxi DQ

Entrega de presentes na Casa Transitória de Itapira – Equipe da Praxi DQ

 

Equipe que elaborou as comemorações na Praxi III.

Equipe que elaborou as comemorações na Praxi III

 

Equipe de psicologas do Instituto Bairral de Psiquiatria

Equipe de psicólogas do Instituto Bairral de Psiquiatria

 

 

Setor de Psicologia

Instituto Bairral de Psiquiatria