Foto: Da Kraplak

Comemoração do Mês do Idoso no Instituto Bairral

4 anos atrás - Relacionamento Institucional

No dia 1.° de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, data reservada para se pensar sobre as questões fundamentais do idoso, tais como os princípios apregoados pela Organização das Nações Unidas (ONU) de assistência, integração e participação na sociedade. Além disso, em 2003 passou a vigorar o Estatuto do Idoso, trazendo reflexões sobre a realidade do idoso quanto à saúde, convívio familiar, sexualidade, aposentadoria, etc.

Como forma de prestar homenagem a estas conquistas, diferentes atividades foram programadas para os pacientes do setor Estância, uma das unidades de tratamento do Instituto Bairral de Psiquiatria, que é voltada ao tratamento da população geriátrica. Foram oferecidos baile com integração entre os demais setores do hospital sob o comando de um DJ e lanche especial com cardápio sugerido pelos próprios pacientes, sendo servida pizza após uma homenagem produzida por eles para assinalar a data.

Com o intuito de promover e estimular a solidariedade e integração entre os pacientes em diferentes fases do tratamento e necessidades, ocorreu a apresentação de um coral no setor Vale Verde, outra das unidades de tratamento do Instituto Bairral de Psiquiatria e também destinada a pacientes geriátricos.

No dia 7 de outubro a assistente social Tânia Maria Molinari proferiu uma palestra na qual trouxe aos pacientes a discussão de pontos fundamentais para a manutenção da qualidade de vida e direitos dos idosos a partir de seus conhecimentos e formação. Além disso, os pacientes realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) que se localiza dentro das dependências do hospital e participaram da inauguração da nova área da churrasqueira do setor em um almoço de integração entre pacientes e funcionários.

Na comemoração do mês do Idoso,diferentes atividades foram programadas para os pacientes do setor Estância.

Na comemoração do mês do Idoso,diferentes atividades foram programadas para os pacientes do setor Estância.