Cine Psiquiatria “Fragmentado”: personalidades múltiplas existem?

3 anos atrás - Bastidores, Notícias, Relacionamento Institucional

Esta foi a pergunta que o Dr. Sérgio Monteiro (médico psiquiatra do setor Mirante do Instituto Bairral de Psiquiatria) teve que responder após a exibição do filme “Fragmentado” (2017) no Cine Psiquiatria do mês de junho.

Dirigido pelo cineasta M. Night Shyamalan, o filme faz um retrato do personagem central (Kelvin), interpretado pelo talentoso ator James McAvoy, com várias personalidades, 23 mais precisamente, dentro de um contexto de terror psicológico. Embora tenha recebido algumas críticas negativas por ser um tanto quanto “hollywoodiano”, parece se prestar muito bem ao papel didático do estudo do Transtorno Dissociativo. O filme também provocou opiniões discordantes entre o público que compareceu.

O Dr. Sérgio explicou aos presentes que se trata de um fenômeno na verdade mais raro, difícil de ser lidado na clínica do dia-a-dia, e que tem associações importantes com abuso e negligência na infância, evidenciando a importância da psiquiatria do desenvolvimento na origem e associação dos transtornos mentais na vida adulta.

Dr. Sérgio Monteiro, médico psiquiatra do setor Mirante do Instituto Bairral de Psiquiatria.

Dr. Sérgio Monteiro, médico psiquiatra do setor Mirante do Instituto Bairral de Psiquiatria.