CINE PSIQUIATRIA exibiu “Para Sempre Alice” em atividade do CEPAB

5 anos atrás - Bastidores, Treinamentos e capacitações

O CINE PSIQUIATRIA, atividade extra do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (CEPAB), uma das federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), exibiu no dia 3 de setembro o premiado filme “Para Sempre Alice”. Desta feita a atividade contou com a primorosa participação e apresentação da psiquiatra e especialista em geriatria Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (médica da Estância, uma das unidades de tratamento do Instituto Bairral de Psiquiatria) na mediação das discussões. Aqueles que estiveram presentes assistiram à emocionante e trágica história da personagem Alice, a qual desenvolveu uma forma rara de Doença de Alzheimer, que teve origem genética e cujos sintomas iniciais ocorreram muito precocemente em sua vida. Os médicos-residentes e demais participantes emocionaram-se com a percepção das perdas cognitivas e seu impacto na vida do indivíduo afetado quando a doença se desenvolve, assim como nas relações e dinâmicas familiares, e discutiram, sobretudo, a fragilidade da natureza humana.

Psiquiatra e especialista em geriatria Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (médica do Instituto Bairral de Psiquiatria).

Psiquiatra e especialista em geriatria Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues (médica do Instituto Bairral de Psiquiatria).