Churrasco na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota

7 anos atrás - Eventos internos

No sábado, dia 8 de março, foi realizado churrasco na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota para prestar homenagem e agradecimento a autoridades que fizeram parte da idealização, viabilização, construção e manutenção da CT, que hoje é referência como comunidade terapêutica modificada em todo território nacional.

O evento foi organizado pelos próprios residentes e equipe da CT Santa Carlota, encontando-se presentes o Sr. Alberto Luís de Mello Rosatto, Presidente, e Belarmino Peres Júnior, 2.° Secretário, ambos do Conselho Diretor da Fundação Espírita Américo Bairral (mantenedora do Instituto Bairral de Psiquiatria) , o Sr. Ironildo Boselli, Presidente do Conselho Curador da Fundação, o Dr. Agenor Pares de Lima e o Dr. Marcelo Ortiz de Souza, respectivamente Diretor de Relações Externas e  Diretor Técnico do Instituto Bairral, e Maurício Landre, Coordenador Técnico da CT Santa Carlota.

Participaram também convidados que fazem parte do projeto da CT Santa Carlota: o Dr. Ronaldo Laranjeira, idealizador e defensor da criação da CT mediante parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, o Dr. Marcelo Ribeiro, Coordenador do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) e o Dr. Mário Sérgio Sobrinho, representando o Programa Recomeço (iniciativa do Governo do Estado para resgatar os dependentes de drogas). Achavam-se igualmente presentes o Deputado Estadual Barros Munhoz (que já havia estado na inauguração da CT junto do Governador Geraldo Alckmin), e José Natalino Paganini e esposa, Prefeito e Primeira Dama de Itapira, município que acolheu o projeto disponibilizando os serviços da cidade para os residentes da CT.

Todos os convidados fizerem uso da palavra, e o que mais se destacou no pronunciamento de cada um foi a preocupação com uma atenção humana, técnica e integral no processo de acolhimento e reabilitação e um processo de reinserção e reintegração social saudável, gradativo e continuado para a população assistida por aquele serviço.

A CT Santa Carlota tem 20 meses de funcionamento e já atendeu dependentes de álcool e/ou drogas de mais de 50 municípios do Estado de São Paulo; já recebeu mais de 3.000 visitantes familiares nas visitas aos residentes, iniciando um processo de reconstrução dos laços e vínculos familiares, que constituem o maior fator de proteção contra as drogas.

Membros da diretoria do Instituto Bairral e autoridades políticas.

Membros da diretoria do Instituto Bairral e autoridades políticas.

Dr. Ronaldo Laranjeira, idealizador e defensor da criação da C.T. Santa Carlota juntamente com o Deputado Estadual Barros Munhoz .

Dr. Ronaldo Laranjeira, idealizador e defensor da criação da C.T. Santa Carlota juntamente com o Deputado Estadual Barros Munhoz .

Funcionários da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.

Funcionários da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.