Foto: Christopher Campbell

Cepab esteve Presente no II SINC-THB da ABP

5 anos atrás - Relacionamento Institucional

Nos dias 4 e 5 de março o Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab), uma das federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), esteve presente no II SINC-ABP-THB (Simpósio Internacional de Neurociências – Associação Brasileira de Psiquiatria – Transtorno de Humor Bipolar) realizado na capital paulista. Representaram o Cepab sua presidente Dra. Alessandra Diehl (médica psiquiatra do 4.° andar da Seção Masculina – Prédio Central), o Dr. Sérgio Tamai (médico psiquiatra do setor Vivendas) e o médico-residente R2 em psiquiatria do Instituto Bairral Dr. Alexandre Tzermias. Os três médicos apreciaram muito a oportunidade de participar de um simpósio dessa natureza, no qual o alto nível científico e a multiplicidade de temas correlacionados com o Transtorno de Humor Bipolar puderam ser amplamente explorados.

Salientando que eventos como este são extremamente louváveis, os participantes parabenizam a diretoria da ABP pela iniciativa, excelente grade científica e escolha dos palestrantes. Também acreditam que o simpósio tende a aproximar a todos de uma boa educação continuada, permitindo o encontro e a celebração da psiquiatria brasileira, que a cada dia tem se mostrado motivo de orgulho e se torna mais forte.

A Dra. Alessandra Diehl destacou os seguintes tópicos abordados durante os dois dias de simpósio e que merecem ser cuidadosamente observados em pacientes com o diagnóstico focalizado no evento: a importância da regularidade do sono e da qualidade deste na minimização das recidivas de novos episódios de humor; o papel de alguns nutrientes da dieta dos pacientes bipolares (por exemplo o ômega 3), com destaque para a dieta mediterrânea, uma das mais saudáveis do mundo; os prejuízos cognitivos tendem a ser mais significativos à medida que aumentam os episódios de recidivas de sintomas maníacos, depressivos ou mistos; os mais recentes guidelines canadenses para tratamento farmacológico de primeira e segunda linha do THB; a importância de se fazer o diagnóstico precoce e o tratamento precoce e o estadiamento da doença bipolar; e a novidade no campo da farmacoterapia que deverá em breve estar disponível no Brasil, que é o antipsicótico lurazidona, uma das promessas de novas ferramentas no tratamento desta doença.

Dr. Sérgio Tamai (do setor Vivendas do Instituto Bairral), Dra. Alessandra Diehl (presidente do Cepab e médica assistente do 4.° Andar da Seção Masculina – Prédio Central – do Instituto Bairral) e Dr. Eduardo Pimentel (psiquiatra, presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria).

Dr. Sérgio Tamai (do setor Vivendas do Instituto Bairral), Dra. Alessandra Diehl (presidente do Cepab e médica assistente do 4.° Andar da Seção Masculina – Prédio Central – do Instituto Bairral) e Dr. Eduardo Pimentel (psiquiatra, presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria).