Foto: Ravi Patel

CEPAB encerra atividades do ano com palestra sobre Alzheimer

5 anos atrás - Bastidores, Treinamentos e capacitações

No dia 15 de dezembro o Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab), uma das federadas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), encerrou suas atividades de 2015 com uma rica palestra de atualização sobre a demência de Alzheimer proferida pela médica psiquiatra Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, da unidade externa Estância do Instituto Bairral de Psiquiatria.

Especialista em terceira idade e psicogeriatria, a Dra. Ana Maria recapitulou os aspectos clínicos mais importantes desse tipo de demência, caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, raciocínio, concentração, aprendizado, realização de tarefas complexas, julgamento, linguagem e habilidades visuais-espaciais. Também mostrou as principais alterações neurológicas observáveis em exames de imagem, dados epidemiológicos e algumas das poucas novidades no tratamento desta doença degenerativa incurável e que invariavelmente vem acompanhada de graves prejuízos e perda de dignidade para as vítimas e seus familiares. Em todo o mundo, 15 milhões de pessoas têm Alzheimer. Nos Estados Unidos, é a quarta causa de morte de idosos entre 75 e 80 anos. A demência de Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção. Os profissionais acreditam que manter “a cabeça ativa” e uma vida social prazerosa e saudável permite, pelo menos, retardar a manifestação da doença. Entre as atividades recomendadas para estimular a memória estão: leitura constante, exercícios de aritmética, jogos e participação em atividades de grupo.

A diretoria do CEPAB já organizou a programação para 2016 e iniciou a formulação de convites para os palestrantes, objetivando discutir temas atuais e relevantes para a sociedade e para a prática clínica tanto de psiquiatras quanto de outros profissionais que atuam nas equipes multidisciplinares.