Foto: Livia Chauar

Carnaval no Espaço Girassol (Dependência Química Masculina)

4 anos atrás - Bastidores

Nos dias oito e nove de fevereiro foi comemorado o Carnaval no Espaço Girassol, setor que compreende o perfil de dependência química masculino do Prédio Central (serviço SUS) do Instituto Bairral, como parte das atividades voltadas para a vivência de datas comemorativas de forma saudável e focadas na recuperação. Para tanto, os pacientes foram divididos em grupos e estimulados a criar marchinhas de carnaval com o tema vinculado ao tratamento, além de um concurso de máscaras e apresentação com caracterização do grupo Timbalada. Durante todo o período do evento observou-se muita cooperação e animação entre os pacientes, ficando nítidos o empenho e a participação na proposta.

O concurso de máscaras e o concurso de marchinhas foram julgados por membros da equipe, que no caso das máscaras analisaram a criatividade, a apresentação e o empenho, e no caso das marchinhas avaliaram a harmonia, a originalidade e a temática voltada para o tratamento. A marchinha vencedora, cujo titulo é “Melodia”, foi criada pelo grupo de prevenção à recaída, e sua letra vai abaixo:

“Ai, meu Deus, ai eu quero me livrar,
Ai, meu Deus, das drogas me libertar,
Eu vou seguir os passos do programa de N.A.,
Eu vou seguir os passos do programa de N.A.
Eu estava na rua triste, fraco e abandonado,
Compulsivo e obcecado na vontade do Diabo,
Drogando-me sem limites, totalmente isolado,
Alimentando a minha doença…
Essa doença é progressiva, incurável e fatal,
Se a gente não cuidar, a gente pode se dar mal,
Pois a nossa adicção é biopsicossocial.
Eu preciso de ajuda.
Ai, meu Deus, ai eu quero me livrar,
Ai, meu Deus, das drogas me libertar,
Eu vou seguir os passos do programa de N.A.,
Eu vou seguir os passos do programa de N.A.
Com a ajuda de Deus, a luz a nos iluminar,
Aceitei essa ajuda, resolvi me internar,
Com T.O. e psicóloga para me influenciar,
Resolvi mudar…” (bis)

Notou-se no evento um bom funcionamento, não só do grupo vencedor, mas de cada um dos grupos participantes, os quais, concluindo suas tarefas, puderam compartilhar saberes, resgatar a criatividade, a expressividade e a responsabilidade com o outro.

Consideramos que nesses momentos seja possível aos pacientes perceberem sua capacidade de participar de atividades prazeirosas sem que haja o uso de substâncias psicoativas. A percepção desse potencial encoraja a mudança de hábitos, o que propicia uma vida em recuperação. Dessa forma, a equipe do Espaço Girassol concluiu mais um evento na busca de enriquecer o repertório desses pacientes com vivências saudáveis e potencializadoras.

Equipe multiprofissional do Espaço Girassol presente no carnaval do setor.

Equipe multiprofissional do Espaço Girassol presente no carnaval do setor.