Bastidores: Setor de Caldeira

8 anos atrás - Bastidores

Considerado de vital importância para o hospital, o setor de Caldeira é responsável pela geração e distribuição de vapor, suprindo os serviços que utilizam esta forma de energia. Dentre eles podemos citar a Lavanderia, que a utiliza em suas máquinas e equipamentos durante os vários processos de lavagem das roupas, e o setor de Nutrição e Dietética, nos vasos de pressão, fornos e estufas, bem como no aquecimento da água para os seus diversos processos. Além de tais setores, a energia produzida pela caldeira também é utilizada no aquecimento da água destinada a todos os chuveiros da unidade Prédio Central.

A equipe responsável pela caldeira é composta por quatro funcionários caldeiristas habilitados, os quais trabalham em turnos de revezamento que se iniciam de madrugada (4h00) e terminam à noite (22h00). Visando à melhoria da qualidade desses serviços, o Instituto Bairral adquiriu recentemente uma nova caldeira para lenha da marca Domel, do tipo flamotubular,  com capacidade de 3.000 kg/hora de vapor saturado e máxima pressão de operação de 8,0 kgf/cm².

O setor compreende ainda uma caldeira reserva, que é ativada nos períodos de inspeção e manutenção preventiva do equipamento principal, evitando dessa maneira qualquer forma de descontinuidade no fornecimento de energia motriz para os serviços acima mencionados.

 

caldeira flamotubular a lenha da marca Domel

Nova caldeira a lenha da marca Domel

 

Funcionários do setor caldeira

Funcionários do setor de Caldeira

 

Funcionário do setor caldeira

Funcionário do setor  de Caldeira

 

Funcionário trabalhando na caldeira

Funcionário exercendo suas atividades