Bastidores da T.I. (Tecnologia da Informação)

10 anos atrás - Bastidores

Caro leitor,

Inauguro este tópico mensal do blog do Instituto Bairral. Estaremos mensalmente mostrando detalhes dos inúmeros setores que compõem o Instituto Bairral de Psiquiatria. Coordeno desde 2000 o setor de Informática do Instituto, onde até bem pouco tempo denominava-se C.P.D. (Central de Processamento de Dados). Recentemente adotamos uma nomenclatura mais adequada. A denominação T.I. (Tecnologia da Informação) vem sendo amplamente adotada nos últimos anos. A Tecnologia da Informação é o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Bem, vocês podem estar indagando o porque de um Hospital divulgar primeiramente seus recursos tecnológicos antes mesmo de seus recursos assistenciais e terapêuticos? A resposta é simples. Atualmente todos os setores do Hospital estão informatizados e interligados. Da rouparia a farmácia, do setor de internação ao serviço de nutrição e dietética, bem como consultórios, recepções e toda controladoria. Todos interligados com a finalidade principal de propiciar o melhor atendimento e o bem estar de nossos pacientes. Por isso dizemos que a informática dentro de nosso Hospital é o meio de campo para que os setores que atuam diretamente com o paciente ganhem em qualidade, precisão e rapidez. Para suprirmos todas as necessidades, contamos com uma enorme infra-estrutura física que compreende:

  • Quatro servidores ligados 24 horas, todos os dias.
  • Aproximadamente 140 terminais de computadores (todos com menos de 2 anos de uso).
  • 100 impressoras jato de tinta
  • diversos equipamentos de rede como: switchs, transceivers.
  • mais de 10 Km de fibra óptica.

Além dos equipamentos físicos (hardware), temos também os softwares, que compreendem as licenças dos sistemas operacionais (Windows), suites de Escritório (Word, Excel, Power Point), software antivírus e outros programas que utilizamos diariamente. Vale frisar que todos os softwares são licenciados, num claro posicionamento institucional contra a pirataria.

Também cabe ao setor de T.I., o desenvolvimento de inúmeros programas e sistemas que agilizam as atividades dos mais variados setores do Hospital, colaborando em muito para a qualidade final dos serviços. Atuamos também na coordenação nos setores de telefonia, áudio visual e digitalização dos prontuários dos pacientes. Completamos nossa atuação na manutenção e instalação dos equipamentos de hardware, no desenvolvimento de soluções, na segurança de nossa rede e dos nossos servidores.

Um abraço e até um próximo post!

Roberto Rossi – Coordenador Tecnologia da Informação

__

Sala de servidores

 

Digitalização de prontuário utilizando sistema desenvolvido no setor

 

Equipe da TI