Bastidores: Aconselhamento em Dependência Química

4 anos atrás - Bastidores

O Instituto Bairral de Psiquiatria dispõe, no setor de Dependência Química do Prédio Central e no setor Mirante, como parte integrante da equipe multidisciplinar, de um trabalho de aconselhamento. Os conselheiros diariamente acompanham, elaboram e coordenam atividades terapêuticas com os pacientes internados.

Das contribuições desses conselheiros ressaltamos:

  • Grupos de Partilhas de Sentimentos – De maneira empática e ética, ocorre o compartilhamento das histórias etnográficas, os sentimentos, emoções e ações de cada indivíduo.
  • Grupos Temáticos – Inserção de temas diversificados com funções morais, comportamentais e espirituais na didática e reflexão.
  • Grupos de 12 Passos – Este é o “carro-chefe” do programa de aconselhamento, que é trabalhado por meio das ferramentas dinâmicas de mudança do estilo de vida.
  • Grupos de Prevenção à Recaída – Estratégias de enfrentamento de situações de risco e motivação à prática de ações de proteção à recaída.
  • Grupos Familiares – Reuniões semanais com os familiares dos dependentes químicos acolhidos no hospital, esclarecendo dúvidas sobre o tratamento, a dinâmica da dependência química, ações de gerenciamento e manejo e conscientização sobre co-dependência.
  • Grupos de Espiritualidade – Encontro com introdução de princípios espirituais, temas transversais e humanistas que elevam de maneira pragmática a autoestima, a esperança, a solidariedade, a fé, o amor, o perdão, a alteridade e o altruísmo. A musicalidade e o compartilhar fazem a essência desses encontros.

Os conselheiros atuam através do acolhimento e do manejo de comportamento, focando suas intervenções para que os pacientes percebam a necessidade de mudança, estimulando-os para a qualidade de vida e para a recuperação. Interagem nas atividades multidisciplinares, incluindo atividades de lazer, atividades lúdicas (com dinâmicas voltadas para a busca de ressignificação da vivência da dependência química), e também ofertam semanalmente vídeoterapia com filmes temáticos e terapêuticos, com posterior discussão.

O Instituto Bairral conta atualmente com oito conselheiros, divididos por setores femininos e masculinos, e que estão disponíveis para auxiliar na recuperação e reinserção social dos pacientes.

Coordenadora Maria Cristina Martin Altafini, juntamente com equipe multidisciplinar de conselheiros do Instituto Bairral.

Coordenadora Maria Cristina Martin Altafini, juntamente com equipe multidisciplinar de conselheiros do Instituto Bairral.