Bairral terá residência em psiquiatria

10 anos atrás - Notícias

Programa conta com apoio e a coordenação de profissionais da USP e Unifesp

O Instituto Bairral, referência nacional e internacional em Psiquiatria, conquistou o status de hospital escola e vai oferecer a partir de 2012 um Programa de Residência Médica com especialização em Psiquiatria, credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação. O processo seletivo para o preenchimento das vagas deverá ser realizado até o fim do segundo semestre de 2011.

O Programa, com duração de três anos, contará com a coordenação do mestre em psiquiatria da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (USP) José Gallucci Neto, chefe da Enfermaria Metabólica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC), e do doutor em psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP, Renato Luiz Marchetti, diretor de ambulatório e coordenador do Programa de Residência do Instituto de Psiquiatria do HC.

Os residentes serão acompanhados ainda por influentes profissionais da Psiquiatria brasileira, entre os quais o doutor em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres, Valentim Gentil Filho, chefe do departamento da faculdade de Medicina da USP, e Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outros renomados psiquiatras.

A criação da residência faz parte da estratégia do Bairral de estender sua atuação para as áreas de produção de conhecimento e formação profissional. A instituição já vem se dedicando à pesquisa por meio de parcerias com universidades e instituições, como o Instituto Sinapse de Campinas com o qual desenvolve ensaios clínicos para avaliar a eficácia de novos tratamentos. A expectativa da direção é que o Programa de Residência venha a promover o aperfeiçoamento profissional e contribuir para suprir a carência de psiquiatras em especial em cidades do interior de São Paulo.

A instituição oferece condições propícias a um programa como esse e ao intercâmbio entre a prática e a teoria. A infraestruura hospitalar, com 820 leitos e grande volume de atendimento, permite o contato e a experiência com casos de patologias diversos, dos mais simples e mais conhecidos pela Psiquiatria aos mais complexos e de difícil tratamento. Um dos coordenadores da Residência aponta outro fator favorável à formação profissional no Bairral: “O Instituto tem estrutura que não está direcionada para o lucro, mas para a atenção ao paciente”, diz o Prof. Dr. Renato Luiz Marchetti.

Por outro lado, um programa como esse, segundo ele, é o centro vital do hospital uma vez que estimula a atualização e a reciclagem profissional de toda a equipe clínica.  Essa opinião é compartilhada pelo psiquiatra José Gallucci Neto, também coordenador do Programa. O Bairral vai ganhar em qualidade técnica. “A residência dá respaldo acadêmico à instituição e obriga a atualização constante de todo corpo médico”, afirma.

O Programa vai oferecer duas novas vagas por ano e em três anos terá seis residentes em formação. A direção do Bairral planeja ainda pleitear novos programas de residência para outras áreas ligadas à psiquiatria, como enfermagem.

Sobre o Instituto Bairral – Localizado em Itapira, município do interior de São Paulo a 166 km da capital, é mantido há quase 80 anos pela Fundação Espírita Américo Bairral, instituição filantrópica sem fins lucrativos. O Instituto mantém uma macroestrutura hospitalar com 820 leitos distribuídos em seis micro-hospitais com projetos terapêuticos específicos para cada diagnóstico. O alto padrão científico é resultado de ações definidas a partir de parcerias com universidades e centros de pesquisa, como USP, Unifesp e Unicamp.

Unidade Prédio Central (SUS)

Unidade Prédio Central (SUS)

_

Mais informações: