Bairral presente no VII Fórum Sobre Drogas do Estado do Piauí

5 anos atrás - Relacionamento Institucional, Simpósios

“Dependência Química – Superar em Família”: esta foi a temática central do VII Fórum Sobre Drogas do Estado do Piauí. Realizado nos dias 19 e 20 de novembro, na cidade de Teresina, teve a presença de aproximadamente 700 inscritos.

Na abertura do evento estavam presentes a Vice-Governadora do Estado do Piauí, Dra. Margarete de Castro Coelho, e o Secretário Geral da Senad (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça), Dr. Luís Guilherme Mendes de Paiva, que pronunciou a palestra inaugural abordando o tema “Desafios e Perspectivas da Política Nacional Sobre Drogas”. Também foram palestrantes: Maurício Landre, Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota (mantida pelo Instituto Bairral), que falou sobre “Dependência Química – Superar em Família”; Rolf Hatmann, Presidente da Cruz Azul no Brasil, que discorreu sobre “O papel da família nos grupos de mútua ajuda”; e a Profª Dra. Lúcia Cristina Rosa, cuja fala enfocou o tema “Abordagem da família no contexto de consumo de SPA”. Em seguida teve lugar um painel com o tema “Política Sobre Drogas – Ações nos Estados no apoio aos familiares”, do qual participaram o Dr. Sâmio Falcão, Coordenador de Politicas sobre Drogas do Estado do Piauí, Cloves Benevides, Subsecretário de Políticas sobre Drogas do Estado do Alagoas, e Egon Schütler, Secretário Geral da Confenact – Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas. Encerrando o conclave, Nivaldo José Caliman, Diretor Superintendente do Instituto Bairral de Psiquiatria, trouxe o tema “A Comunidade Terapêutica e o Instituto Bairral de Psiquiatria”, e a Sra. Ana Martins Godoy, Coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade e Presidente da FNCTC – Federação Nacional da Comunidades Terapêuticas Católicas,  apresentou o tema “Co-dependência”.

O VII Fórum Sobre Drogas do Estado do Piauí foi uma realização da Fazenda da Paz, entidade local que mantém seis comunidades terapêuticas (“Terra da Esperança”, “Flor de Maria”, “Luz e Vida”, “Santa Terezinha”, “Maria Madalena” e “Mãe de Misericórdia”) e é presidida e coordenada por Célio Luiz Barbosa. A Fazenda da Paz mantém ainda um Centro de Apoio às Famílias, um Centro de Formação Profissional, um Centro Educacional e administra o Restaurante Popular de Teresina, eleito em 2015 como o melhor restaurante popular do Brasil.

Participantes do VII Fórum sobre "Dependência Química - Superar em Família" no estado do Piauí.

Participantes do VII Fórum sobre “Dependência Química – Superar em Família” no estado do Piauí.

Palestrantes Maurício Landre (Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota)

Palestrantes Maurício Landre (Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota)

Encerrando o conclave, Nivaldo José Caliman (Diretor Superintendente do Instituto Bairral de Psiquiatria)

Encerrando o conclave, Nivaldo José Caliman (Diretor Superintendente do Instituto Bairral de Psiquiatria)