Foto: Ali Yahya

Bairral participa de Curso MAPHO

4 anos atrás - Relacionamento Institucional

Nos dias 12 e 13 de maio o fisioterapeuta Felipe R. Pereira de Souza representou o Instituto Bairral no curso realizado no Instituto ISI, em Campinas, sobre o Método MAPHO (Movimentação Adequada de Pacientes Hospitalizados), treinamento de capacitação que no Brasil é levado a efeito pela Escola Ocra Brasiliana. O curso foi ministrado pelos professores italianos Olga Menoni e Natale Battevi, com participação dos professores brasileiros Ruddy Facci e Edoardo Santino.

A metodologia MAPHO tem como principais objetivos, dentro do ambiente hospitalar, avaliar os riscos dos esforços no manuseio e levantamento de pacientes acamados, propor melhorias das condições de trabalho e prevenção de lombalgias e acidentes de trabalho entre os trabalhadores da saúde.

Participaram do curso fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em segurança do trabalho, gestores hospitalares e o procurador do Ministério Público do Trabalho. Foi um evento instrutivo, que irá trazer benefícios para os trabalhadores na medida em que estimulou o olhar ergonômico dos profissionais para avaliação e orientações no ambiente de trabalho.