Foto: Adi Gldstein

Bairral Inaugura a Unidade Urbana da C.T. Santa Carlota

5 anos atrás - Bastidores

No dia 19 de janeiro de 2015 o Instituto Bairral de Psiquiatria inaugurou mais uma unidade de atenção para pacientes que sofrem pelo uso crônico de álcool e drogas, a Unidade Urbana da Comunidade Terapêutica (CT) Rural Santa Carlota.

A Unidade Urbana é uma extensão da parceria público-privada entre o Instituto Bairral e o Governo do Estado de São Paulo. Atenderá 20 usuários que passaram pelo programa da CT Rural Santa Carlota e necessitam de um momento de transição entre o tratamento e o retorno ao convívio social, com atendimentos programados junto à rede de recursos do município e à família.

A equipe do novo serviço conta com conselheiros especializados, assistente social e psicólogas, que farão o acompanhamento e a evolução dos pacientes nas atividades internas e externas, nas saídas programadas de reaproximação com a família e nas situações e experiências junto à sociedade. Uma das suas ferramentas importantes é a progressiva autonomia nas decisões, programadas por meio de um cronograma semanal elaborado junto à equipe.

A Unidade Urbana iniciou seu funcionamento com 4 residentes da CT e na sua terceira semana já atendia oito. Esse começo programado de forma gradual tem como finalidade fazer com que os mais velhos sejam referência para auxiliar os mais novos de casa a se adaptarem ao novo momento. Alguns dos moradores da nova unidade já estão inseridos no ensino formal e em busca de trabalho.

A unidade urbana preenche uma grande lacuna da maioria dos programas de tratamento, pois acompanha o momento de transição entre a internação e a reinserção e reintegração social.