Aprimoramento no Tratamento da Dependência de Álcool e Drogas

4 anos atrás - Bastidores, Treinamentos e capacitações

No período de 29 de novembro a 10 de dezembro, em cinco sábados, foi ministrado o 1º Curso de Aprimoramento no Tratamento da Dependência de Álcool e Drogas, coordenado por Maurício Landre, graduado em Serviço Social pela PUC-Campinas com Especialização em Dependência Química pela Uniad/ Unifesp, e também Coordenador Técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, um dos serviços mantidos pelo Instituto Bairral de Psiquiatria.

O curso, com carga horária de 40 horas, teve lugar no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral, com a participação da assistente social Wanessa Maria de Oliveira, especialista em dependência química pela Unifesp e especialista em Serviço Social na Saúde pela PUC-Campinas, a qual atua no tratamento de dependentes químicos (Ala Feminina) do Bairral.

O grande diferencial deste curso, além de tratar do tema sob uma ótica humanista, psicossocial e espiritual, foi o de contar com a estrutura de um espaço preparado para cursos e capacitações, além de coffee-breaks e almoço, facilitando a permanência no local, principalmente para as pessoas que vieram da região, como Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Amparo e São João da Boa Vista, além de Itapira.

Os temas abordados foram:

  • A cultura do consumo de álcool e drogas
  • A rede de atenção para álcool e drogas
  • Compreendendo a síndrome da dependência de álcool e drogas
  • A espiritualidade e a crise como instrumentos de transformação e mudança
  • Plano de tratamento
  • A família no contexto da dependência de álcool e drogas
  • A comunicação como facilitador na construção da aliança terapêutica e na unidade da equipe

A diversidade dos profissionais que participaram do curso e da realidade que cada um vive foi excelente no sentido de promover muitas trocas de experiência. Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, clínico geral, conselheiros e representantes de serviços como CAPS, CRAS, CREAS e PROAD formaram uma corrente de trocas e sinergia que agregou ao curso uma riqueza ímpar.

As avaliações dos participantes sugerem que poderemos dar continuidade aos assuntos que foram tratados e trazer novos temas de interesse e necessidade dos participantes. Vejam algumas das sugestões: “O foco humanista no tratamento da dependência química. A visão positiva, a esperança e o deslumbramento da possibilidade de recuperação, já que a dependência é uma doença crônica”; “Possibilidade de desenvolver as ideias na prática”; “Didática, dinâmicas, depoimentos e credibilidade”; “Repetir o local, o café e almoço excelentes, a organização e o horário”.

Estamos muito contentes com os feedbacks e preparando-nos para que atendamos aos pedidos de continuidade tanto deste curso como de abordagem de outros temas pertinentes à problemática do uso crônico de álcool e drogas.

1º Curso de Aprimoramento no Tratamento da Dependência de Álcool e Drogas

1º Curso de Aprimoramento no Tratamento da Dependência de Álcool e Drogas

1º Curso de Aprimoramento no Tratamento da Dependência de Álcool e Drogas

1º Curso de Aprimoramento no Tratamento da Dependência de Álcool e Drogas