75 anos de Enfermagem do Instituto Bairral

8 anos atrás - Bastidores, Notícias, Eventos internos

•  1937 a 1940 – A Enfermagem era exercida por “enfermeiros práticos e parteiras”.

•  1941 – Dalila Batista Bianchi, Chefe de Enfermagem, conclui o Curso de Enfermagem e passa a dar aulas aos funcionários da Enfermagem, melhorando significativamente o padrão de assistência da instituição. 

•  1960 – Foi criado no hospital o Curso Preparatório de Enfermagem, formando 43 Técnicos de Enfermagem da cidade.

•  1973 a 1983 – A então Enfermeira-Chefe Ione Aparecida Rogatto Zacchi instituiu o primeiro programa de Educação Continuada em Enfermagem, que consistia de aulas semanais aos funcionários recém-admitidos; elaborou o primeiro Manual de Enfermagem do Instituto Bairral de Psiquiatria e implantou a avaliação anual sistematizada dos funcionários da enfermagem.

•  1984 – Criada a Residência Multiprofissional do Instituto Bairral, que contava com duas vagas para Enfermagem nesse ano e cinco no ano seguinte.

•  1985 – Instituída a Sistematizacão da Assistência de Enfermagem, por meio da Consulta de Enfermagem na admissão de todos os pacientes. Neste processo o paciente é avaliado na esfera biopsicossocial e o enfermeiro tem autonomia para elaborar o plano de cuidados.

•  1999 – Adotado o modelo assistencial “Primary Nursing” como parte de um plano assistencial individualizado de cuidados integrais, administrado de forma humana, competente, completa e contínua.

•  2005 – Nossos enfermeiros passaram a ser capacitados em Liderança de Equipes e Gestão de Pessoas pela empresa especializada Fator RH.

•  2011 – Iniciamos o Projeto de Gestão por Competências, determinando as competências organizacionais e operacionais dos profissionais de enfermagem. Nesse ano todos os enfermeiros foram avaliados, capacitando-se assim para as avaliações de sua equipe.

• 2012 – A Enfermagem do Instituto Bairral de Psiquiatria hoje atua de maneira fundamental nas mais diversas áreas do hospital: Consulta de Enfermagem; Unidades de Internação; ECT; ECG; Tratamento Odontológico sob Anestesia; SESMT; CCIH; Centro de Pesquisas; Residência Terapêutica; Central de Materiais e Esterilização; e Educação Continuada.

Somos 29 Enfermeiros; 174 Técnicos de Enfermagem; 104 Auxiliares de Enfermagem; 1 Atendente de Enfermagem e 18 Cuidadores.

Anualmente, realizamos habilitação dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem recém-admitidos, Ciclos de Atualização em Enfermagem, Capacitação para Cuidadores e o Encontro de Enfermagem no mês de maio, que tem como objetivo principal a confraternização de todos os profissionais de enfermagem da instituição.

No corrente ano o Encontro de Enfermagem contou com duas palestras no dia 17 de maio:

“A Conduta Humana e a Postura Ética”, proferida pelo Prof. Dr. Ivan Capelato, psicólogo clínico e psicanalista.

“Intervenções em Enfermagem Psiquiátrica”, a cargo da Prof.ª Dr.ª Vânia Regina Bressan, enfermeira, doutora em Enfermagem Psiquiátrica.

Prof. Dr. Ivan Capelato na palestrando sobre "A Conduta Humana e a Postura Ética"

Prof. Dr. Ivan Capelato, psicólogo clínico e psicanalista

 

Prof.ª Dr.ª Vânia Regina Bressan palestrando sobre “Intervenções em Enfermagem Psiquiátrica”

Prof.ª Dr.ª Vânia Regina Bressan, enfermeira, doutora em Enfermagem Psiquiátrica

 

Encontro de Enfermagem

Funcionários presentes no evento

 

Encontro de Enfermagem

Prof.ª Dr.ª Vânia Regina Bressan e enfermeiros do Instituto Bairral

 

No dia 18 de maio o Sr. Nivaldo José Caliman, Diretor Administrativo do Instituto Bairral, falou sobre os novos projetos da instituição. Na sequência houve um show de talentos musicais do Instituto Bairral, seguido de coquetel de confraternização.

Sr. Nivaldo José Caliman, Diretor Administrativo do Instituto Bairral

Sr. Nivaldo José Caliman, Diretor Administrativo do Instituto Bairral

 

Encontro de Enfermagem

Funcionários participando do show de talesntos