2º Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional

8 anos atrás - Relacionamento Institucional, Simpósios

Nos dias 11 e 12 de agosto aconteceu na cidade de São Paulo o 2º Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional.  Um grupo de terapeutas ocupacionais do Instituto Bairral esteve acompanhando esse evento. A base central abordada no simpósio foi uma Terapia Ocupacional baseada em evidências científicas, visto que a profissão ainda possui uma estruturação muito direcionada ao empirismo.

Para fazer a aproximação do cotidiano com as bases científicas, os palestrantes trouxeram instrumentos e técnicas de avaliações que podem qualificar e quantificar as funções cognitivas e executivas das populações estudadas. Foram apresentados vários recursos, como por exemplo: OGI (Occupational Goal Intervention), avaliação cognitivo funcional (CEF), CIAc (classificação de idoso quanto a capacidade para autocuidado), dentre outros. Tais recursos se mostraram ricos em fornecimento de dados, sendo muito abrangentes, de maneira que sejam aplicados nas mais diferentes clientelas, desde pacientes com acometimentos físicos a portadores de doenças mentais.

Diante de uma gama de novos conhecimentos, cabe aos terapeutas ocupacionais do Instituto Bairral verificar se algum desses instrumentos pode ser utilizado como recurso adicional aos atendimentos. Desta maneira, esses profissionais poderão contribuir para o fortalecimento da profissão e qualificar os serviços prestados aos pacientes. Afinal, quando existe mensuração e quantificação de dados diagnósticos, o trabalho, além de ganhar base científica, fornecerá dados mais objetivos em relação ao que pode ser modificado e/ou aprimorado.

O Instituto Bairral esteve presente e representado nesse evento através do trabalho exposto nos pôsteres de Aline Coraça Trevelin, terapeuta ocupacional do setor Esplanada, que apresentou os temas “A reconstrução da rotina na vida de pacientes com transtornos psicóticos”, “Alterações cognitivas na esquizofrenia – intervenção da Terapeuta  Ocupacional”. E ainda através dos pôsteres das terapeutas ocupacionais Renata Murayama e Ana Carolina Olbi Grosso com o tema “Contribuição da Terapia Ocupacional na elaboração da rotina diária de pacientes psicóticos agudos institucionalizados”.

II Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional

Terapeutas Ocupacionais do Instituto Bairral presente no 2º Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional

 

II Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional

Terapeutas Ocupacionais do Instituto Bairral juntamente com a palestrante Noomi Katz