1º Ciclo de Palestras de Atualização Técnica

9 anos atrás - Treinamentos e capacitações

No período de 09 a 19 de Agosto ocorreu nas dependências do Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral de Psiquiatria o 1º Ciclo de Palestras de Atualização Técnica, que envolveu os profissionais das equipes multiprofissionais.

Na abertura do evento, no dia 09, pudemos contar com a presença do Prof. Dr. João Fernandes Marcolan, Enfermeiro e Professor Adjunto da UNIFESP, que abordou o tema “Evasão, Queda e Contenção de Paciente”. Inicialmente o palestrante discorreu sobre quedas de pacientes psiquiátricos e a frequência com que ocorrem, especialmente com pacientes geriátricos. Comentou sobre alguns procedimentos para evitar as quedas. Apresentou algumas tecnologias utilizadas na atualidade para localização de pacientes em fuga, e sobre agitação psicomotora e contenção, salientando a necessidade de se observar o não verbal dos pacientes. Relatou dados estatísticos de suicídio e as medidas preventivas indicadas. A palestra apresentou ideias de procedimentos e tecnologias que podem aprimorar nossa assistência nos eventos sentinela.

Dia 17, tivemos a palestra “Grupos em Instituições Psiquiátricas”, ministrada pela Psicóloga Neusa Ferreira Marques Oliveira, especialista em Psicoterapia Analítica de Grupo. A palestra trouxe um relato bastante próximo da realidade que vivemos com grupos dentro da Instituição. A palestra mostrou como lidar com os sentimentos despertados pelo grupo e ajudar os pacientes a elaborar os seus próprios, a importância de se pensar sobre o grupo, entender o que foi dito de forma explícita e implícita, compartilhando com membros da equipe.

Dia 18, para as Assistentes Sociais do Hospital, foi realizada a palestra “Saúde Mental e Direito”, ministrada pelo Dr. Renato Malheiros, Advogado Sócio da Área Civil do Escritório de Advocacia Lima Junior de Campinas-SP, que falou sobre algumas questões legais relacionadas às internações.

Encerrou-se o Ciclo de Palestras no dia 19, com a palestra ministrada pela Terapeuta Ocupacional  Júnia J. Rjeille Cordeiro, que atua na Gestão da Terapia Ocupacional, no Centro de Reabilitação e na consultoria de políticas e práticas assistenciais multiprofissionais.

Esta palestra teve como tema “Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais”. Durante a explanação, Júnia mostrou uma visão apropriada da incapacidade na Terapia Ocupacional que envolve a compreensão de como a doença ou a deformidade afeta o desempenho do papel ocupacional. O sucesso da adaptação após doença ou lesão depende da capacidade da pessoa para se recuperar competentemente ou estabelecer novos papéis ocupacionais.

O ciclo foi um momento de atualização dos profissionais da Instituição e contribui com o aperfeiçoamento das rotinas de trabalho desenvolvidas no hospital.

Momentos do ciclo de palestras

Momentos do ciclo de palestras

Momentos do ciclo de palestras

Momentos do ciclo de palestras

Momentos do ciclo de palestras

Momentos do ciclo de palestras