1ª Campanha de Saúde Bucal do Instituto Bairral

9 anos atrás - Eventos internos

Nos dias 14 e 17 de junho o Instituto Bairral de Psiquiatria realizou sua 1.a Campanha de Saúde Bucal voltada aos funcionários, que constou de palestra e um dia todo de consultas realizadas pelo cirurgião-dentista da instituição, Dr. Antônio Carlos Crivelaro.

Segundo Crivelaro, a campanha foi elaborada no sentido de motivar os funcionários do hospital sobre a importância da higienização bucal e da visita periódica ao cirurgião-dentista, e não apenas nos casos de urgência. Motivados quanto aos cuidados pessoais, enfatizou, funcionários que trabalham diretamente com pacientes poderão aplicar os conceitos abordados, seja de maneira indireta, apenas na orientação, ou direta, no caso do paciente dependente e que necessita de outra pessoa para cuidar de sua higiene oral.

O tema escolhido – “Sorrir é coisa séria! Não tenha um sorriso amarelo” – foi desenvolvido segundo duas perspectivas: a de que o sorriso, além de demonstrar que a pessoa é mais feliz, também a deixa mais jovem; que sorrir é um ato cortês e de generosidade; sorrir faz bem para a saúde, exercita os músculos da face, evita stress. Um bonito sorriso também é uma questão de marketing, contribuindo na hora de um exame de seleção para emprego, principalmente se for de contato direto com o público. Uma segunda perspectiva é a de que para um bonito sorriso ser alcançado é essencial ter uma boa dentição e, para tanto, a higienização bucal e a ida ao dentista são fundamentais. Associou-se, portanto, a estética, tão valorizada pela mídia atual, com o ser mais feliz, valores que serviram de pano de fundo para que, posteriormente, fossem mostradas as principais doenças bucais – cárie e doença periodontal – e as formas de serem evitadas, já que elas estão diretamente relacionadas à dieta alimentar e à correta higienização bucal.

Cada um dos funcionários presentes à palestra recebeu um kit de higienização bucal contendo escova de dente, fio dental e pasta de dente; também recebeu um folheto explicativo dos principais assuntos desenvolvidos no evento. No final, foram sorteadas cinco profilaxias entre os presentes.

Saúde Bucal

Palestra “Sorrir é coisa séria! Não tenha um sorriso amarelo”

Saúde Bucal

Dr. Crivelaro durante a palestra

Funcionários assistindo palestra do Dr. Crivelaro

Funcionários assistindo palestra do Dr. Crivelaro